Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc. A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação computacional.
O trabalho de consultoria é estruturado em duas etapas:
ETAPA DE PROJETO - Consiste na orientação dos projetistas sobre os parâmetros que devem ser adotados nos projetos de arquitetura e complementares para o alcance da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) Geral de Projeto classe “A” ou “B”. São calculadas as etiquetas parciais (envoltória e aquecimento de água) e geral e elaborada a documentação necessária para submissão do projeto ao Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) do Inmetro. A etapa termina com a emissão da ENCE Geral da fase Projeto.
ETAPA DE OBRA - Durante a obra o projeto não deve sofrer alterações, mas caso isso ocorra os cálculos devem ser atualizados visando a garantia dos níveis de eficiência almejados na etapa de projeto. Colhem-se as provas da utilização de materiais, componentes construtivos e equipamentos especificados pelo projeto durante a execução da obra. Ao término da obra, acompanhamos o processo de inspeção até emissão da ENCE Geral da Edificação Construída, realizado pelo OIA/Inmetro.